quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Presente (Leve)


Pode parecer que é uma esquiva esfarrapada, mas na verdade é o que melhor explica a situação; Uma pessoa certa, no momento errado. Alguns diriam que é azar, dirão que foi sorte; eu simplesmente digo que estou feliz por ter lhe conhecido.

Sabe, não preciso voltar muito no tempo para perceber que eu reagiria de uma forma totalmente oposta a que estou agindo hoje; provavelmente eu teria cedido a pressão ou a insegurança; provavelmente eu teria fugido; provavelmente eu estaria infeliz. Mas hoje não; hoje eu estou leve.

Toda a pressão que me impus se foi; da minha felicidade cuido eu, sem precisar de mais ninguém, não é como se estivesse optando por viver só, longe disso! É só que, com tudo o mais mantido constante, percebi que é muito mais proveitoso para mim dar o meu melhor sempre e receber os frutos disso. Chega de planejar, maquinar, esperar e rotular... Chega de pensar em mim, em você, em nós, nos outros e tudo o mais... Chega de viver o futuro e o passado. Decidi que vou me permitir; vou viver o Presente. Até porque de todos os tempos verbais, eu estava deixando de viver o mais prazeroso: o Presente, que é um presente na vida de cada um.

É tão bom acordar, olhar pro céu e saber que a beleza das possibilidades é mais verdadeira do que nunca; que não preciso mais impor-me limites nem rótulos; que sou o que sou pelo que almejo e principalmente pelo que me faz bem; só que dessa vez sem egoísmo; sem passar por cima dos desejos alheios; sem machucar, conspurcar ou manipular. Cheguei a conclusão que aquela mania minha de ser imediadista acaba criando uma pressão por resultados e isso culminou num avalanche de coisas pequenas que havia cedido por ceder e acabaram por quase me destruir. Também não quero mais ser aquele que desiste sem tentar, que sabe do seu potencial, mas tem medo de arriscar e descobrir que o potencial não era tão grande assim...

Se a vida é um presente, decidi me permitir; mesmo que a próxima segunda-feira seja muito parecida com essa última que passou, na verdade é um dia diferente, com situações diferentes e possibilidades diferentes; são como ondas do mar, muito parecidas, sempre vindo em sequencia, porém nunca iguais; assim como as pessoas... Chega de comparar você com as pessoas que já vivi, chega de achar que já entendo muito bem do ser humano; só agora eu percebo que cada pessoa emite uma aura não-mensurável que ao se misturar com outra cria uma frequencia única; e o mais importante, não dá pra comparar uma pessoa com outra. Seria como comparar o céu e o mar; ambos tem essa característica de ser infinitos e de transformar nossos problemas em coisas pequenas; porém são coisas tão distintas... É o mesmo com o ser humano, seus respectivos relacionamentos, situações e status que vem a partir deles.

Acho que por isso que me sinto tão leve; com a consciência tranquila... Chegou a hora de pregar um mantra simples "dê o seu melhor sempre"; com atitudes, pessoas, situações e principalmente consigo mesmo... E se mesmo assim falhar e decepionar alguém, o que vai lhe restar é apenas um pedido de desculpas e o sentimento de que fez tudo que podia. É assim que me sinto hoje, em relação a tudo... Ou pelo menos é que estou tentando me impor. E aí; quando percebi que tudo a minha volta é reflexo dessa atitude, me sinto leve demais. Tão leve que gostaria de pedir que você me leve consigo; pra um lugar onde nossos sorrisos sejam só nossos; sem expectativas, rotúlos ou planejamento. Vamos nos permitir... Afinal não há tempo que volte. E certamente, agora é o melhor momento da sua vida. Todo momento é o melhor. É o paradoxo do tempo.

Se mesmo assim, com toda essa plenitude de liberdade as coisas tenderem a ficar ruim é só tirar um pequeno momento do dia para si mesmo; para fazer aquilo que lhe apraz; seja olhar o céu, ler um livro, cuidar de plantas, escrever um pouco, fazer carinho no seu animal, estudar algo interessante, tocar violão, fazer exercício, tomar uma cerveja, dançar ou suspirar longamente... Faça caretas, se arrisque, petisque, chore, ame e viva... Todo dia é um dia novo para viver o que há de melhor na vida e se não fizer as coisas que lhe tornarão sua vida mais feliz, quem fará? Se auto-realize! Cada ser humano tem seu momento de auto-realização que só dar prazer a si mesmo e só entendido por ele mesmo... Só que eles tendem a acreditar que isso só acontece quando sonhos são realizados... Por favor, não deixe que seus sonhos sejam apenas sonhos!

Por ora é isso... Estou me redescobrindo com uma únia certeza; que ganho um presente todo dia ao acordar; o presente de viver o presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário